Trabalhos

Para visualizar o resultado da avaliação dos trabalhos acesso a área do participante clicando no botão abaixo, informe seu e-mail e senha de inscrição e finalmente acesse a aba “trabalhos”.

SUBMISSÃO DE RESUMOS – NORMAS DE SUBMISSÃO

Todos os itens destas normas serão rigorosamente considerados pela Comissão Científica para avaliação, aprovação e apresentação dos trabalhos que serão submetidos ao Congresso.

Favor ler as normas atentamente.

PRAZOS

  • Submissão de resumos: a partir de 15 de maio de 2022.
  • Limite de submissão: 30 de setembro de 2022.
  • Divulgação dos resumos aceitos: até 10 de outubro de 2022.
  • Limite de envio do vídeo/pôster: 15 de outubro de 2022.

NORMAS GERAIS

A submissão dos trabalhos deverá ser feita até 30 de setembro de 2022, exclusivamente através do site do evento www.conabro.com.br. Não serão aceitos resumos que não cumpram rigorosamente as normas de submissão assim como trabalhos enviados por fax, correio ou qualquer outro meio que não o determinado acima, assim como trabalhos incompletos, com promessa de conclusão ou que mencione “resultados a serem discutidos”.

Cada participante, devidamente inscrito no Congresso, poderá inscrever no máximo 2 (dois) trabalhos para apresentação como autor principal podendo, no entanto, participar como coautor em outros trabalhos sem número limite.

A submissão dos resumos dos trabalhos só poderá ser realizada após inscrição do autor principal do trabalho no congresso. Ao realizar a submissão o congressista assume ser de sua autoria e de sua inteira responsabilidade conteúdo e informações do(s) trabalho(s) vinculado(s) a sua inscrição paga no Congresso.

Solicitamos aos autores que não deixem para fazer sua inscrição ao congresso em data próxima ao limite de submissão dos trabalhos, visto que é necessário um tempo variável de acordo com a forma de pagamento, para que a inscrição seja realmente efetivada e confirmada. Não deixe sua inscrição para última hora! Antecipe-se, programe-se e facilite a submissão dos trabalhos.

Instruções para a submissão de trabalhos

Durante a submissão o congressista deverá optar por uma das seguintes categorias:

  • Fórum Clínico_ Apresentação oral de (série de) casos clínicos (FCC)
  • Fórum Científico_ Apresentação oral de pesquisa científica (FPC)
  • Pôster de Caso Clínico (PCC)
  • Pôster de Pesquisa Científica (PPC)
  • Pôster de revisões narrativas ou sistemáticas (PRS)

Cada participante poderá inscrever no máximo 2 (dois) trabalhos para apresentação como autor principal podendo, no entanto, participar como coautor em outros trabalhos sem número limite. Cada trabalho poderá ter 01 (um) autor principal e no máximo 6 co-autores.

 Os trabalhos submetidos deverão estar vinculados às áreas temáticas de Radiologia e Patologia Oral e Maxilofacial; serão aceitos também trabalhos nas áreas de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Odontologia para Pacientes Especiais, Odontologia Hospitalar, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Oncologia, Otorrinolaringologia, Dermatologia e outras áreas afins no caráter multidisciplinar, desde que mantenham relação com temas de Radiologia e Patologia Oral e Maxilofacial.

Normas para a confecção dos resumos

Serão aceitos resumos em inglês, português ou espanhol.

Os resumos submetidos deverão apresentar obrigatoriamente a seguinte formatação:  formato Microsoft Word (.doc ou .docx – não serão aceitos trabalhos submetidos em pdf), em fonte Arial, tamanho 11, com texto justificado, EM PÁGINA ÚNICA, obedecendo as seguintes dimensões: margem superior: 2cm; margem inferior: 1,5cm; margem direita: 2cm; margem esquerda: 3cm; justificado, papel em formato A4. Não incluir gráficos, tabelas, figuras ou fotografias.

Título: em letras maiúsculas, negrito (máximo 10 palavras).

Autores: os nomes dos autores devem estar redigidos por extenso e na ordem a ser publicada, sem abreviação, em letras maiúsculas e minúsculas, separados por vírgula. Cada resumo poderá ter até 7 (sete) autores, sendo o apresentador o primeiro autor e o último autor, o orientador do trabalho, quando aplicável.

Biografias dos autores: apresentar instituição de filiação profissional, cidade, estado, país e e-mail de todos os autores.

Palavras-chave: 03 a 05 descritores extraídos do vocabulário de Descritores em Ciências da Saúde (com uso do DECS – http://decs.bvs.br/ ou MESH)

Nota: não é necessário inserir palavras-chave nem referências bibliográficas. Caso se aplique, pode ser incluído ao final do resumo uma referência à agência de fomento que porventura tenha apoiado a realização do trabalho.

Apresentação de Fórum Clínico / Pôster de Caso Clínico

Resumo: na forma de texto corrido com no máximo 150 palavras. Poderá ser fornecida uma breve introdução (opcional), porém obrigatoriamente deverá conter a descrição do caso, exames complementares utilizados, diagnóstico, manejo e acompanhamento. Não deverá ser fornecida informação a respeito da Instituição ou local de desenvolvimento do trabalho.

Observação: No momento da submissão do resumo na forma de apresentação oral de fórum de caso clínico, será facultado aos autores a opção de aceite para apresentação da forma de Pôster de caso clínico, caso o mesmo não seja selecionado para a forma de apresentação oral.

Apresentação de Fórum Científico / Pôster de Pesquisa Científica / Pôster de revisões narrativas ou sistemáticas.

Resumo: na forma de resumo estruturado com no máximo 200 palavras. Deverá obrigatoriamente conter os seguintes tópicos: Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão. Não deverá ser fornecida informação a respeito da Instituição ou local de desenvolvimento do trabalho.

Observação:  Todo o trabalho de pesquisa que envolva seres humanos, animais ou parte deles (incluindo questionários comuns e levantamento de fichas e arquivos com dados de pacientes) deverá ter sido avaliado por Comitê de Ética em Pesquisa. Incluir na apresentação o número de aprovação do Comitê de Ética.

Critérios de avaliação dos resumos

A avaliação dos resumos será feita por uma comissão científica estabelecida pela ABRO. Os seguintes critérios serão utilizados:

  1. Adequação dos resumos às normas de submissão.
  2. Adequação do trabalho à categoria na qual foi inscrito (ambas as categorias).
  3. Relevância e contribuição do estudo ao estado atual do conhecimento (ambas as categorias).
  4. Originalidade do estudo e inclusão das informações sobre a metodologia e seus principais resultados (pesquisa).
  5. Raridade, apresentação clínica não usual, dificuldade diagnóstica e detalhamento completo do caso (caso clínico).